
Especialistas e estudiosos lusófonos debatem as questões ambientais mais relevantes do momento.

Abordagem a rutura do sistema climático global, com energia acumulada libertada violentamente por tempestades intensas, chuvas extremas e cidades submersas em minutos. Investigação das causas da "zanga" climática e estratégias de proteção, contando com especialistas Filipe Duarte Santos, Carlos Nobre, António Tua, José Pimenta Machado e Luísa Schmidt para análise aprofundada da crise ambiental.

O programa mostra o que está a acontecer com os recifes de coral, estas florestas marinhas que abrigam 1/4 da vida marinha e que estão, neste momento, a morrer silenciosamente. Vítimas do aquecimento global, da poluição da sobrepesca, precisamos salvar este ecossistema importantíssimo para a nossa sobrevivência. Neste programa, fomos conhecer o que a ciência e as comunidades costeiras estão a fazer para proteger este coração azul do planeta.

Este episódio continua a falar de plástico. Na semana passada, a viagem aconteceu com uma garrafa e como ela pode voltar a ser uma garrafa. Na cidade moderna, o plástico está em todo o lado e em todas as situações.

Uma conversar sobre uma das florestas mais importantes para o mundo: a Amazónia. O seu serviço de ecossistema é importantíssimo na relação do clima. Um clima que mudou, que está mais quente, a bater recordes de temperatura.